sábado, 17 de novembro de 2007

Dois Tertulianos?

Não é de hoje que eu gosto dos livros do José Saramago. Confesso que alguns não me agradaram, mas acho que é impossível apreciar tudo que alguém faz. Nem mesmo ficamos satisfeitos 100% a respeito daquilo que fazemos, quem dirá sobre o que os outros fazem. Já houve livros dele que iniciei a leitura mas parei no meio. Não foi apenas um. Digo que fiz isso com "O Evangelho segundo Jesus Cristo", mas quando retomei alguns anos depois foi excepcional. Acho que é tudo uma questão de estado de espírito. Os espíritos se revolvem e os humores seguem o mesmo caminho. Retrato disto é o livro que acabo de ler deste autor lusitano: "O homem duplicado". (O livro é de 2003, mas apenas li agora. A fila é grande, não há como me apressar) Queiram ler a reviravolta na existência do professor de História Tertuliano Máximo Afonso quando descobre que existe um homem que é a sua cópia perfeita. Não é um gêmeo: é um duplo, igual em todos os aspectos. Diferenças entre eles? Terás que ler, caro colega.

2 comentários:

Astier Basilio disse...

grande amigo
hugo,
que bom q existe
um blog seu,
meu caro.
Qto a Saramago,
li dele "Memorial do Convento",
uma leitura maravilhosa,
e li depois o arrebatador
"Ensaio sobre Cegueira".
Já não gostei do último, de memórias.
É isso, abraço grande
astier
Ps. também estou com um blog novo,
se puder dá um pulo lá:
http://desliguemseuscelulares.zip.net

Hugo Harris disse...

Ah, Astier, o "Memorial" é um dos melhores. A perda da virgindade de Blimunda está numa das cenas que guardarei sempre.