quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

A nova onda do Marketing Esportivo

Blogueiro Convidado: Eduardo Micheletto
Contato: http://eduardomicheletto.blogspot.com

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Após o anúncio oficial da Fifa, que o Brasil será o país sede da Copa de 2014, todas as atenções se voltaram para o nosso país e grandes decisões já começaram a ser tomadas pelas grandes equipes da capital.

O São Paulo, por exemplo, já está se mexendo, visando não só a ampliação do estádio, como também na assinatura de grandes contratos publicitários. Além disso, o Reffis atualmente é uma referência mundial, na reabilitação e aperfeiçoamento físico de atletas esportivos.

Além disso, o contrato com a Warner Bross está rendendo bons dividendos nos cofres do clube, que estampa o logo do clube nos personagens da empresa americana. Devido ao grande sucesso, a produtora de cinema estuda criar um boneco com a “cara” do Rogério Ceni, grande ídolo da torcida tricolor.

Uma antiga iniciativa foi a criação do Museu do São Paulo, onde são exibidas todas as taças conquistadas pelo clube, reforçando ainda mais sua marca junto ao seu torcedor. Esta fórmula foi copiada de grandes clubes da Europa, como Arsenal, Manchester e Real Madrid.

A venda de DVD’s é outra fonte de renda já explorada por nossos clubes, e a venda de carnês com ingressos antecipados para os jogos já estão sendo utilizados por grandes equipes, e graças a adequação do nosso calendário ao europeu, isso se tornou possível.

Aproveitando o sucesso do seu rival, o Corinthians também está se mexendo. E após o trágico rebaixamento para a Série B, a nova administração do clube, sob a batuta de Andrés Sanches, revitalizou todo o departamento de marketing da equipe, procurando trazer seu fiel torcedor de volta.

A camiseta “Nunca vou te abandonar....”, criada pelo clube está sendo um sucesso de vendas e outras ações estão sendo tomadas pelo clube, como a criação dos planos "Minha Vida", "Minha História" e "Meu Amor", previstos para este mês.

A expectativa do clube é reforçar o caixa do clube, muito enfraquecido após péssimos acordos, tanto com a Hicks Muse, quanto com a MSI, todos na gestão Alberto Dualib, e que renderam ao clube, além de um caos financeiro, um grande “arranhão” na gloriosa história do clube.

Já o Palmeiras, que após anos voltou a fechar um grande contrato de patrocínio em seu departamento de futebol, pode trazer jogadores de renome para seu plantel. Além disso, o clube recentemente, fechou dois acordos importantes, um para a reforma do Palestra Itália, e outro para a venda antecipada de ingressos para os jogos do clube através do uso do cartão de crédito.

Estas iniciativas ainda são precárias, comparadas a estrutura do Marketing Esportivo Mundial, mas se tratando de Brasil, já é importante que as coisas estão acontecendo....

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